Goma Oficina Plataforma Colaborativa

workshop svm | centro de apoio ao imigrante

workshop de uma semana realizado no CAMI centro de apoio ao imigrante, elaborada para a 13a semana viver metrópole – organizada pelos estudantes de arquitetura do mackenzie.

a proposta da goma foi através de três ateliês – arquitetura, fotografia e estamparia – misturar alunos de diferentes anos do curso de arquitetura juntamente com imigrantes. A oficina ocorreu no galpão do CAMI. Alunos, imigrantes e oficineiros conviveram e interagiram para a elaboração de i) proposta de intervenção arquitetônica no galpão do CAMI ii) criação de mapa afetivo da região iii) criação de símbolos que foram dispostos de modo a criar estampas narrativas em grandes tecidos que foram dispostos nas tesouras do galpão.

As oficinas:
Arquitetura, Fotografia e Estamparia

i) A oficina de Arquitetura propôs pensar o espaço do galpão e todas as diversas demandas e vontades do CAMI para aquele espaço. Foi realizada uma maquete 1/10 da proposta, que ficou lá para os usuários se apropriarem dela e fazerem sugestões.

ii) A oficina de Fotografia revisitou o bairro com o olhar para os imigrantes (visitando habitações, espaços coletivos e as ruas). Foi construído um mapa afetivo da região.

iii) Estamparia se propôs a visitar o imaginário simbólico trazido e contado pelos imigrantes, e a construir uma narrativa visual através de símbolos criados, fazendo referência a composições de diferentes tradições têxteis do mundo. Foram estampadas lonas de 1,50x90cm.

versão online da zine

publicação no janela goma oficina

participantes

arquitetura
oficineiros:guilherme tanaka e vitor pena
alunos: Christian Salmeron, Clara Cohen, Felipe Dos Anjos, Mariana Grisi, Isadora Machado

fotografia
oficineiro: fernando banzi
alunos: Matheus Cano, Carina Borelli, Carolina Monticelli, Julia Ribeiro, Caroline Brambilla, Clara Andrade, Thalia Laura Chacolla Yujra

estamparia
oficineiras: gabriela forjaz e maria cau levy
alunos: Luiza Soeli Andrade, Isadora Palma Panachao, Cristina De Castro Kesselring, Fabiana Perazollo, Nathalia Gomes Da Costa, Julia Catini, Mariana Paschoal, Ana Frade

+

CAMI

centro de apoio e pastoral do imigrante
Espaço para acolher e mobilizar os imigrantes na luta por direitos, cidadania e empoderamento social, cultural e político. O CAMI promove encontros de formação para a cidadania, capacitação de agentes multiplicadores em direitos humanos e prevenção ao tráfico de pessoas, cursos de informática e cidadania, aulas de português e cidadania, Escola da Diversidade Cultural e divulgação de direitos e deveres dos imigrantes.
www. camimigrantes.com.br

SVM XVIII

A Semana Viver Metrópole é um evento organizado anualmente pelo DAFAM (Diretório Acadêmico da Faculdade de Arquitetura Mackenzie) em parceria com os alunos de Design, cujo intuito é promover e estimular a crítica, o processo criativo e reflexivo no âmbito acadêmico. A temática de sua 13ª edição foi: nós.

Os nós que prendem os fios descontínuos do tempo somos nós.
Os nós dados nas cordas soltas da
vida somos nós.
Nó no caminho ou nó é caminho?
Só somos nós quando somos nó(s).
Eu, tu, elo: nós.