Goma Oficina Plataforma Colaborativa

27º congresso mundial de arquitetos | UIA 2020

proposta desenvolvida para a criação da marca do evento mundial de arquitetura UIA que ocorrerá no Rio de Janeiro em 2020. o projeto foi contemplado em segundo lugar.

organização: IAB-RJ

memorial

O Rio de Janeiro, cidade sede do evento, foi o berço da arquitetura moderna brasileira, assim como do Instituto de Arquitetos. O século 20 se iniciou com discussões relativas à cidade e à atividade profissional. Para o evento UIA 2020 Rio, propõe-se, neste início de século, homenagear as conquistas arquitetônicas do século passado e preparar para o passo a frente: o enfrentamento de questões e paradigmas contemporâneos.

do espaço construido ao elemento construtivo: o cobogó

O patrimônio arquitetônico brasileiro construido no século 20 é tido como importante símbolo da cultura brasileira. Os preâmbulos estabelecidos pela vanguarda internacional foram adaptados às condições culturais e climáticas brasileiras, o que garantiu seu reconhecimento internacionalmente.

Como elemento simbólico para o evento, foi escolhido o cobogó, pois é um legado da arquitetura moderna brasileira, que perdura até hoje e é parte do imaginário do povo.  Elemento vazado cerâmico que, além de belo e digno de fachadas sombreadas, texturizadas e ventiladas, hoje em dia se tornou popular e acessível à população.

da diversidade

A escolha das texturas e da sobreposição proposta pelos elementos sinalizadores é uma alusão à cidade contemporânea: complexa malha de camadas sobrepostas. Estamos utilizando os elementos construtivos escolhidos como signo das diversas redes que compõe a cidade: infraestruturas, estratos sociais, mobilidade, entre outras.

cor

As cores escolhidas surgiram da síntese terra e natureza, argila e folha, juventude e esperança. São cores brilhantes e contrastantes, com vivacidade, que refletem a essência carioca e o modo alegre de vida brasileiro.

tipografia

Para escolher a família tipográfica, usamos como critério ser da autoria de um brasileiro, além da versatilidade, a legibilidade e a possível conversa com a proposta do símbolo. A Objectiv tem como autor o type designer Bruno Mello e apresenta um desenho geométrico rácional, trazendo uma herança caligráfica e humanista em seus detalhes.

ficha técnica

autores: maria cau levy e sérgio berkenbrock
colaboradores: fernando banzi, joão vaz e verônica schneider