lançamento do livro “arquiteturas contemporâneas no paraguai” no iab-sp
Dia 28 de novembro lançamos nosso primeiro livro de organização coletiva Arquiteturas Contemporâneas no Paraguai / Arquitecturas Contemporáneas en Paraguay no Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo. O evento contou com a participação de Angelo Bucci e Violeta Peréz, com mediação de um dos organizadores, Pedro Beresin.
Para nós foi uma honra poder se debruçar nessa pesquisa. A arquitetura paraguaia é extremamente experimental, diversa, plural, polifônica. Por isso nos preocupamos nessa incursão em tentar mostrar seus aspectos mais diversos: variedade de programas, escalas, materialidades. Além de trazer o contexto político, territorial e social, que o Brasil foi tão presente (negativamente), e estudamos e falamos muito pouco sobre isso. Acreditamos, assim como Fernando Lara no texto do posfácio, que olhar para nosso território latino americano é aprender a lidar com nossas potencialidades e desafios. Por isso a importância desse olhar e dessa troca. E por ter tanta gente preocupada com isso, que acreditamos que o lançamento estava cheio!!
No Brasil, pouco se sabe sobre a realidade do Paraguai, um país que possui uma cultura rica, belas paisagens e uma população de cerca de 6,5 milhões de pessoas que falam as duas línguas oficiais: espanhol e guarani. O livro Arquiteturas contemporâneas no Paraguai busca revelar a riqueza e inventividade das construções contemporâneas realizadas por uma nova geração de arquitetos paraguaios. Propõe-se também a fazer uma análise da história do país e do seu desenvolvimento, marcado pela influência de sucessivos governos brasileiros.
A publicação bilíngue (português-espanhol) apresenta uma seleção de obras marcadas pela experimentação construtiva e muita criatividade, utilizando materiais básicos: tijolos, concreto e vidro. Manejando recursos materiais muito simples as obras de arquitetos como Solano Benitez e Javier Corvalán têm alcançado grande destaque na arquitetura mundial. Com textos críticos e uma seleção de vinte e nove obras, o livro organizado pela Goma Oficina propõe à esse território um novo olhar, que pode ajudar muito a pensar o futuro (e presente) das cidades latino-americanas, tomando como exemplo essa geração de profissionais que vem encontrando soluções criativas aos desafios sociais e urbanos locais.
Para adquirir o livro basta acessar o site da editora , ou na Amazon