Goma Oficina Plataforma Colaborativa

[arquitetura]

cobertura metálica para fundos do galpão

Conseguimos em troca de um abono com o proprietário a construção de uma nova cobertura, substituindo os barrotes e a telha de fibrocimento que cobriam o fundo do imóvel. Ali, um antigo quintal de sobrado, era um lugar completamente tomado pela umidade. Telhas e paredes mofadas, sem luz e ventilação natural. O lugar servia de depósito até 2011, quando finalmentes executamos a cobertura.

Confeccionamos a cobertura em Uberaba – MG, na serralheria do meu pai. A condição era a de reutilização de recursos.

Para a confecção da estrutura houve um reaproveitamento de perfis que fazem as terças, que só foram cortadas na dimensão. A treliça transversal com 3,6mts, que sustenta a calha central e abertura para ventilação foi a única peça que necessitou da compra de duas barras de metalon 50×50.

Decidimos pintar a estrutura com tons cálidos que se integrassem às telhas de barro, e que ajudariam a tornar mais aconchegante o ambiente que antes era escuro, frio e úmido.

A inclinação e barroteamento em madeira foi pensado para reutilização de uma remessa de telha de barro, remanescente de uma obra.

Fizemos um piso elevado, ignorando os desníveis e caimentos de drenagem do piso.

Essas duas intervenções, uma cobertura e um piso elevado, transformaram o antigo depósito num ateliê. Esse ateliê abrigou atividades da Goma até 2017, quando tivemos que entregar o imóvel por questões financeiras.

Hoje no imóvel funciona uma padaria norueguesa, que mantém a cobertura.

vitor pena

vitor b. p. elias é arquiteto e urbanista formado pela Escola da Cidade (2011). Cursa a pós-graduação em habitação pelo IPT (instituto de pesquisas tecnologicas de Sao Paulo), onde desenvolve pesquisa referente à industrialização na construção civil com foco em sistemas construtivos modulares flexíveis e a adaptabilidade e reversibilidade na arquitetura. Integrante da Goma Oficina desde 2010

[veja mais publicações do autor]