[arquitetura]
projeto de expografia guerrilha coreográfica
Dança útil ou guerrilha coreográfica é um projeto em diferentes mídias das artistas Carolina Nóbrega e Thaís Di Marco que questiona as políticas capitalistas neoliberais. Aceitamos o desafio de projetar a expografia que abriga obras de diferentes naturezas como vídeos, músicas, ensaios fotográficos, uma oficina comunitária, performances e uma publicação.
A expografia foi pensada como uma instalação devido à natureza não tradicional das obras. A relação proposta é o espaço de conflito e contradição diário, como uma montagem visual-sonora espacial. Apresentamos duas versões de intervenção:
- a caixa.
Temos dois fortes contrastes: dentro e fora. a caixa por fora se torna um objeto de desejo, instigação e mistério. Por dentro, costura as vísceras das obras e traz o espectador para a posição de observador, a contemplação de um pequeno micro-cosmos caótico e profundo. Na vertical também se encontra o contraste, entre o rígido e o flexível. O tecido, na altura da entrada, pode ser aberto por inteiro, tornando o cubo palco de performance e se abrindo para o local de inserção do objeto. No alto, um material rígido para receber projeção do lado interno e a comunicação do lado externo: tapume ou restos de construção civil são sugeridos como materialidade, que permitem a adequação da instalação em diferentes localidades. Elas não aprovaram essa versão. - a feira.
A partir da referência estética da feira livre, a experiência proposta é o caos simultâneo. Sons, cores e elementos distintos apresentados ao mesmo tempo. Cada obra habita um espaço, e no plano visual da rua, todas estão integradas. a estrutura de tarugo de madeira e conexões de ferro permite planos e fechamentos diferentes para a versatilidade das obras apresentadas.
o projeto não foi realizado.
equipe
maria cau levy, christian salmeron, vitor pena e andré stefanini