itinerância vkhutemas no sesc sorocaba
Um ano depois da inauguração no Sesc Pompéia, a exposição “Vkhutemas: O Futuro em Construção 1918-1930” viaja para o Sesc Sorocaba, em seguida de sua primeira itinerância no Sesc Rio Preto. A anti mostra, com curadoria de Neide Jallageas e Celso Lima, recria cerca de 300 projetos de 75 artistas e tem como proposta abordar a pedagogia da escola soviética de arte, design e arquitetura como uma possibilidade de futuro.
Além da recriação das maquetes que estão presentes na mostra (mais informações aqui), a Goma foi responsável pela identidade visual e sinalização que desenvolveu em conjunto com o estúdio Lógos (saiba mais).
A expografia assinada por Ricardo Amado adotou uma nova estratégia para o suporte do conteúdo, que consistiu em painéis de MDF no lugar das grades metálicas utilizadas previamente nos Sescs Pompéia e Rio Preto. Essa alteração nos fez buscar outras soluções de fixação que utilizassem os furos já presentes nas placas – é importante destacar que toda a comunicação visual foi pensada para poder ser reutilizada, por isso a escolha das placas soltas. Por isso, escolhemos um percevejo preto para se encaixar nessa furação, respeitando o partido do projeto de sinalização: a ideia de um ateliê em uso, como se os artistas tivessem acabado de prender desenhos e fotos na parede)
Nos adesivos, escrevemos o nome da escola com uma tipografia que criamos “responsiva” (que se adapta facilmente à diferentes formatos), que nos permitiu brincar com os formatos do guarda corpo e portas de vidro, preenchendo visualmente o espaço e sinalizando a mostra pra quem a vê de longe. As maquetes de Leonídov, Miélnikov, Ródchenko e Maliévitch foram montadas novamente, e uma equipe de três pessoas se empenhou em reconstruir o Monumento à III Internacional de Vladimir Tátlin – também conhecido como Torre Tátlin.
A mostra está aberta de 8 de outubro de 2018 à 12 de janeiro de 2019, no térreo do Sesc Sorocaba.
Fotos Lauro Rocha