Goma Oficina Plataforma Colaborativa

[design gráfico, janela goma oficina]

michouinar, por renata la rana

Tenho uma amiga circense. Na verdade nos conhecemos na faculdade de arquitetura, mas ela se recusou a ir contra o que o corpo dela pedia: acrobacias. Renata foi estudar na Le Lido – Centre des Arts du Cirque, em Toulouse, mas a distância nunca nos afetou. Ela vem para o Brasil mais ou menos uma vez por ano, e, numa dessas vindas, ela chegou com seu moleskine japonese, aquele sanfonado, com uma infinitude de desenhos que iam se somando, uma paisagem única e onírica, como ela.

Ela me chamou para fazermos alguns fac-símiles desse caderno. O desafio era escanear aproximadamente 2,5 m de caderno e fazer o desenho contínuo bater direitinho. A Rê acompanhou o processo bem de perto, um privilégio pra quem fica quase um ano sem se ver. 

O texto sobre o verbo criado – o michouinar – já estava na cabeça dela, e foi escrito a mão e igualmente escaneado. Depois veio o projeto de como fazer o livro sanfonado sem perder a característica do original, que foi resolvido estudando o moleskine e as possibilidades com a gráfica.

A única diferença do fac-símile com o original foi a capa. Optamos por uma capa independente, em papel kraft, com grafismos igualmente feitos na hora e escaneados.

                   
Foi em um curto período que conseguimos fazer o Michouin nascer, e eles precisavam ficar prontos para que ela pudesse levar algumas cópias para a França. No fim, deu certo, algumas cópias foram com ela, outras com o Dé, amigo que partiu para a mesma aventura circense que a Rê.

Fico muito feliz com esses encontros, pessoas que mesmo distantes estão em nós. Agradeço imensamente a Rê – ou melhor, Renata La Rana – pela amizade, parceria e confiança em transformar sua arte e levá-la para o mundo.

Conheça os projetos circenses de Renata La Rana
+
kitch kong
collectif portés de femmes

+
sobre a janela goma oficina

*para adquirir um Michouin para chamar de seu, mande um email para ana@gomaoficina.com
**fotos dos fac-símiles por Fernando Banzi