Goma Oficina Plataforma Colaborativa

[design gráfico, exposição, oficina, pesquisa]

oficina de experimentação gráfica – sesc rio preto

Nos dias 15 e 16 de junho de 2019 realizamos uma oficina no Sesc São José do Rio Preto como ativação da anti-exposição ‘Vkhutemas: o futuro em construção’, com curadoria de Neide Jallageas e Celso Lima.

No primeiro dia apresentamos um breve panorama sobre a produção gráfica soviética a partir dos cartazes e estamparia presentes na exposição, com o objetivo de identificar os mesmos como um potente veículo de comunicação. Passando pelas técnicas de colagem, estamparia e poesia concreta, apresentamos a importância da semiótica e da composição quando queremos comunicar algo.

Como processo, a ideia foi de interpretar uma mensagem e transformá-la em imagem, criando então uma terceira mensagem – a gráfica. Esse processo foi baseado nas colagens realizadas por Rodtchenko para o livro Sobre Isto, de Vladímir Maiakovski, que as transformou em cenas, como um fragmento de um filme. Os materiais disponíveis eram revistas e jornais antigos utilizados para recortes.As frases selecionadas foram:

I. Preciso /ventilar um pouco a cabeça /vou, /vou, aonde me estabeleça.
II. Sob a mesa, /atrás do armário, água. /Do sofá, /de água ensopada, /rumo à janela navegou a mala. /Chaminé… /Bituca… /Eu mesmo joguei.
III. Entre as nuvens amadureceu o melão lunar, /obscurecendo a parede lentamente.

Como um primeiro exercício, selecionamos três frases do livro Sobre Isto e para traduzirmos em colagem. Foram desenvolvidos cartazes em formato A3 pelos alunxs e expostos para analisarmos as interpretações de cada um sobre esses trechos.

No segundo dia listamos algumas composições musicais de artistas contemporâneos, com mensagens urgentes e políticas, sendo elas:

Joana Dark – Ava Rocha, Vitor Hugo, Gabriela Carneiro da Cunha
Febre – Ava Rocha
Banho – Tulipa Ruiz
Mulher limpa – Juliana Perdigão e Angélica Freitas
Bate mais – Teto Preto
Rainha – Maria Beraldo
Revirá – Bruno Schiavo
Chocolate – Ana Frango Elétrico
Mulher do fim do mundo – Romulo Fróes
Um olho aberto – Mariá Portugal
João três filhos – Dinho Almeida
Exu nas escolas – Kiko Dinucci e Edgar
Cadeira  – Luiza Lian
Bluesman – Baco Exu do Blues
Que estrago – Letrux
Cota não é esmola – Bia Ferreira
Espectro – Tantão e os Fita
Líquida – Edgar
Corpo / Sujeito – Daniel Haaksman e Cibelle
Escalafobética – Anelis Assunção
Pro Patrão – tradução por Juçara Marçal da música Pour le patron de Brigitte Fontaine e Areski Belkacem

O objetivo era a tradução intersemiótica da canção em imagem, um cartaz. Aqui foi onde o processo como um todo se uniu, onde xs alunxs estavam livres para interpretar a música inteira ou pegar alguma frase, palavra, passagem específica. A maioria dos alunos não conheciam os artistas, e acabaram escolhendo as músicas de acordo com o desejo de compartilhar a mensagem.

alunxs
Janaína Camoleze

Marina Urias
Isabela Costa
Felipe Lobo
Leusenice Debeus
Ana Beatriz Beckmann
Danni Jordan

+ sobre a identidade visual da ‘vkhutemas: o futuro em construção’

Na galeria de imagens, o resultado dos cartazes compostos nesses dois dias. Agradecemos a presença e dedicação de todxs participantes. Foi uma experiência muito rica ver as interpretações e composições de cada um/a.

1. Joana Dark, música Ava Rocha detalhe
2. Banho, de Tulipa Ruiz (esq.)  e a frase Sob a mesa, /atrás do armário, água. /Do sofá, /de água ensopada, /rumo a janela navegou a mala. /Chaminé… /Bituca… /Eu mesmo joguei.  trecho do livro Sobre Isto (dir.)
3. Entre as nuvens amadureceu o melão lunar, /obscurecendo a parede lentamente. trecho so livro Sobre Isto
4. Preciso /ventilar um pouco a cabeça /vou, /vou, aonde me estabeleça. trecho do livro Sobre Isto
5. Bate mais, música, Laura Diaz
6. e 7. Sob a mesa, /atrás do armário, água. /Do sofá, /de água ensopada, /rumo à janela navegou a mala /Chaminé… /Bituca… /Eu mesmo joguei. trecho do livro Sobre Isto
8. e 9. Pro Patrão – tradução por Juçara Marçal da música Pour le patron de Brigitte Fontaine e Areski Belkacem
10. Preciso /ventilar um pouco a cabeça /vou, /vou, aonde me estabeleça. trecho do livro trecho do livro Sobre Isto, Vladímir Maiakovski.

ana david

ana david é arquiteta e artista gráfica, formada pela escola da cidade em 2013. atua nas áreas de comunicação visual, expografia, design gráfico e editorial. realiza experimentos impressos e recortes. é membro da goma oficina desde 2016.

[veja mais publicações do autor]

maria cau levy

maria cau levy é arquiteta e artista gráfica, é integrante do coletivo Goma Oficina e mestranda na FAUUSP. Desenvolve pesquisa artística nas áreas de estamparia, geometria e semiótica. Integra a atual gestão do IAB-SP 2020-22 / m-cau.com

[veja mais publicações do autor]