identidade exposição vkhutemas 1918-2018 | sesc pompeia
Fomos chamados no para realizar a identidade visual da exposição ‘vkhutemas: o futuro em construção 1918–2018’, com curadoria de Neide Jallageas e Celso Lima no Sesc Pompeia. A anti exposição traz a pedagogia da escola soviética de arte, design e arquitetura Vkhutemas como uma possibilidade de futuro. A escola durou nos primeiros anos após revolução, sendo fechada em 1930 por Stálin.
Todo do conteúdo da exposição foi reconstruído – maquetes, móveis, cerâmicas, azulejaria, estampas, roupas e brinquedos – como forma de experimentação do próprio processo pedagógico artístico que a escola propunha. A equipe contou com cerca de 30 artistas.
A expografia de Ricardo Amado se apropriou das paredes das oficinas para apoiar estruturas de madeiras com telas metálicas. A partir desse ponto nós desenvolvemos em parceria com o estúdio logos, nossa intervenção. Tudo na exposição foge de um caráter museológico e privilegia a produção – ao invés de originais estáticos e intocáveis – são expostas as reconstruções e os processos por trás delas. Na parte gráfica, procuramos reforçar esse caráter de ateliê em processo. O conteúdo da exposição é explodido em painéis, presos à tela metálica, temporária, como peças ainda em estudo e não acabadas.
Além da comunicação visual da exposição, desenhamos um livreto com informações complementares e versões ampliadas dos textos.
identidade visual
maria cau levy
julio mariutti (estúdio logos)
assistentes
ana david
christian salmeron
editorial catálogo
maria cau levy
julio mariutti
proj. gráfico catálogo
julio mariutti
foto
lauro rocha
–
jul 2018