Goma Oficina Plataforma Colaborativa

homenagem à basquiat | ccbb

Aberta em janeiro de 2018, a exposição Jean-Michel Basquiat – Obras da coleção Mugrabi acontece no Centro Cultural Banco do Brasil, irá rodar as quatro unidades – SP, RJ, DF e BH – com a mais completa mostra já realizada na América Latina sobre o artista. À convite da Mais Diferenças, organização que promove cultura de forma inclusiva, fizemos objetos e quadros táteis com objetivo de proporcionar a experiência tátil da obra de Basquiat à pessoas com pouca ou nenhuma visão.

O início da exposição é marcado por um pavilhão interativo “Homenagens à Basquiat”, que simula o atelier do artista. Foram convidados a expor neste espaço os artistas NUNCA, Os Gemeos, Mag Magrela, Fefe Talavera, Finok, Carlos Dias, entre outros. Para este espaço fomos chamados para a criação das obras táteis, sintetizadas em ícones presentes na obra de Basquiat: i) Máscara ii) Coroa e iii) Braço Articulado.

A Máscara partiu de uma ilustração reinterpretando o traço do artista, cortada a laser em duas camadas de acrílico 3mm, que foram pintadas e sobrepostas, para se transformar em um objeto que fica suspenso pelo sistema de cabos. Do lado oposto está a Coroa, que foi baseada na famosa coroa que é praticamente uma marca registrada. Ao lado está o Braço Articulado, baseado na série Anatomy de 1982 que foi esculpido em madeira maciça. A questão da anatomia humana esteve presente na vida de Basquiat desde pequeno. Aos 8 anos foi atropelado por um carro enquanto brincava na rua, ganhou de presente da mãe o livro Grey’s Anatomy para que o pequeno Jean Michel pudesse entender o que se passava com seu corpo em recuperação, desde então seu interesse pelos ossos só aumentou.

Foram realizados três videos que sintetizam o processo de cada um desses objetos (:

equipe
gui tanaka, vitor pena, ana luiza david
andré stefanini, fernando banzi, marcelo jun

edição vídeo
fernando banzi

2018