Goma Oficina Plataforma Colaborativa

oficina editorial coletivo: arquitetura e política + revista piseagrama

A zine Arquitetura e Política, produzida dias antes do segundo turno das eleições presidenciais de 2018, é um manifesto pela urgência de se entender a produção do espaço em sua intrínseca relação com o poder. Prenunciando o destino que o resultado dessa eleição instaurou ao país, a publicação sugere uma forma de interpretação da conjuntura política. “Para a contenção da barbárie, faz-se necessário anunciá-la. Enunciá-la. Fazer vê-la. Colocar a nu aquilo que a cultura vela e em tempos sombrios, a máscara e fantasia. E trazer à superfície suas formas comuns. Como pontua Bataille, a arquitetura se expressa um gosto predominante para a autoridade divina ou humana. Talvez seja o caso de voltar-se às vidas que foram excluídas e, todavia, produzem mundos à parte da ordem divina na qual instauramos esta cultura?”

A oficina “editorial coletivo” foi uma atividade de quatro dias realizada em conjunto com a Paula Lobato, da revista piseagrama de belo horizonte, elaborada para a 15a semana viver metrópole – semana de arquitetura organizada pelos estudantes de arquitetura da fau mackenzie.

A prática profissional de arquitetos – associados a outros profissionais – apresenta como resultado cidades desiguais, segregadoras e muitas vezes pouco habitáveis, fruto de visões particulares de planejamento que, em sua maioria, esquecem da existência de outros “setores” das populações. É dentro desse contexto que surge, na história, a necessidade de uma abordagem crítica a respeito do que estava e está sendo produzido como espaço urbano, teórico e político. Uma semana antes do segundo turno das eleições presidenciais de 2018, realizamos a oficina com objetivo de mostrar outras maneiras de se pensar e fazer arquitetura e política, expandindo para uma publicação, do qual o editorial fosse realizado coletivamente.

A oficina se deu através do levantamento dessa e algumas questões, como Onde se encontram os discursos formativos hoje na arquitetura? Para que e para quem publicamos atualmente? O que é que uma publicação pode trazer de novo para a arquitetura e para a política? Cada participante foi convidado a selecionar e levar até três conteúdos ligados ao tema para juntos, pensarmos possíveis linhas editoriais entre conteúdos afins. Os formatos foram diversos: textos, notícias, imagens, livros, pesquisas, manifestos, fotografias, entre outros. Aconselhamos a seleção de conteúdos que pudessem ser reproduzidos, sem direitos reservados.

Ao analisarmos os materiais levantados no segundo dia, fizemos uma roda de conversa para começar a entender como os temas seriam editados e compostos para criar uma narrativa crítica para a publicação. Chegamos em três temas principais: intolerância, gestão e apagamento, todos relacionados a cidade de são paulo e seus “gestores”. Criamos duas maneiras de inserir os temas na publicação, que chamamos de “teóricos” e “recortes”. Os teóricos eram citações de livros, músicas ou poemas mais curtos, pontuais; os recortes eram notícias inteiras, matéria de revista, trechos de livros, que falassem sobre os temas. As imagens, retiradas do google e das matérias, foram recortadas em pontos específicos que elegemos como representação do assunto.

Os materiais disponíveis foram papel pólen 90gr, papel amarelo e rosa “chamequinho” e papel sulfite, todos no tamanho A4. O formato foi decidido através de um exercício em que cada participante criou um boneco do que imaginava para a publicação, agora já com um norte, com algumas características. Optamos coletivamente por um formato em que os recortes ficassem no tamanho 17 x 12 cm no papel pólen e os teóricos de tamanhos variados no papel amarelo, com uma aba e para que esses temas se costurassem ao longo da publicação. Criamos uma sobrecapa, no papel rosa, com uma imagem que julgamos representar a publicação como um todo, que também funciona como um pôster, com um manifesto no verso.

– A zine não está a venda e está disponível apenas online.

oficineiros
Paula Lobato – revista piseagrama;
Ana David
Christian Salmeron
André Stefanini
Fernando Banzi

participantes
Thais Zanini
Sophia Noronha
Sofia Olival
João Vitor Araújo
Gabrielle Frigotto
Guilherme Carriel
Victor Martins
Laura Vasconcelos
Beatriz Saporito
Felipe dos Anjos
Gisete Reis

out 2018