lugar de todos no photoespaña e no valongo
O trabalho é fruto de uma pesquisa em banco de imagens digitais e intervenção em fotografias. Esta pesquisa foi se concentrando cada vez mais em coleções e fotógrafos específicos e, em seguida, foi vinculado à pesquisa técnica de intervenção fotográfica com foco em pintura digital. O ensaio fala de democracia e do retrato como lugar de democracia plural quando se fala de etnias, lugares e fotógrafos pesquisados. Baseado na técnica de fotopintura, muito utilizada desde o século 19 no Brasil – pelo mestre Júlio Santos entre outros -para ressignificar retratos encomendados. Utilizo do mesmo princípio de forma digital a partir de fotografias e negativos digitalizados para recriar esse espaço que é lugar de todos. São fotografias do século 19 todas de domínio público e que foram pesquisadas no banco de imagens do museu Rijksmuseum Amsterdam, do banco de imagens do Instituto Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig (Alemanha) e no site http://brasileianafografica.
O ensaio propõe um olhar para a produção dos fotógrafos do fim do século 19: Felipe Augusto Fidanza, Friedrich Carel Hisgen, Jacques-Philippe Potteau e o estúdio de Woodbury e Page que em comum fotografaram diversas etnias e saíram de seu país de origem para expandir a fotografia. Intervir e ressignificar essas fotografias é uma tentativa de afirmar o fazer artístico como expressão social. Apresenta cor e vivacidade. Traz à tona e evidencia os tipos sociais fotografados. Afirma um novo lugar de representação do trabalho desses fotógrafos e contemporiza através da fotografia de época. Como pesquisa e prática o ensaio se mantém em progresso para experimentar novas técnicas e linguagens, ou seja, o processo é tão importante quanto o resultado.
Para o PhotoEspaña foram selecionados para compor a mostra Territórios Imaginários na Casa América em Madri: André Penteado, Elsa Leydier, Fernando Banzi, Gringocoletivo, Ilana Bar, Isabel Santana, Ivan Padovani, Luciana Faria Silva, Pedro Silveira, Tatewaki Nio, Zé Barreta.
Participaram da mostra Novos Protagonistas no Valongo em Santos: Camila Falcão, Carla Santana, Daniela Paoliello, Elsa Leydier, Fernanda Frazão, Fernando Banzi, Gabriel Uchida, Henrique Carneiro, Jeferson Lucas, Mariana David, Misha Vallejo & Isadora Romero, Rochele Zandavalli, Rodrigo de Oliveira, Shinji Nagabe e Ursula Jahn.
PHotoESPAÑA 2018
06 de junho à 26 de agosto 2018
Casa América, Madri, Espanha
Valongo 2018 – Festival Internacional da Imagem
12 a 14 de outubro
Santos, Brasil