livro arqpy na seleção melhores livros de 2019 pela AIGA

Muito felizes em anunciar que o livro que lançamos ano passado Arquiteturas Contemporâneas no Paraguai foi selecionado no 50 Books | 50 Covers pela @aigany, competição que reconhece os melhores designs de livros e capas do ano.
O projeto gráfico do livro Arquiteturas Contemporâneas no Paraguai foi realizado pelos próprios organizadores do livro, o coletivo Goma Oficina, o que possibilitou uma maior integração entre a concepção do design e a pesquisa crítica apresentada. As obras paraguaias selecionadas no livro se destacam pela experimentação com materiais ordinários, resultando em intervenções extremamente contemporâneas, heterogêneas e propositivas.

Tivemos a preocupação de deixar aparente os elementos construtivos do livro (papel, dobra e costura), revelando ao máximo sua estrutura, e remetendo a sensação tátil que a própria arquitetura paraguaia provoca. Os materiais escolhidos foram os mais comuns disponíveis no mercado, utilizados sem acabamentos e grandes refinamentos.
A escolha de uma quinta cor especial, o laranja neon, aparece como a representação do barro – elemento importante do repertório construtivo guarani. Já a folha gráfica foi diagramada em seu tamanho original (96×66) de modo a explorar a incidência das dobras na composição gráfica das imagens e títulos de capítulos. As tipografias utilizadas (com e sem serifa) revelam o contraste entre o novo e o antigo, e são apoio para a disposição do conteúdo bilíngue.