Goma Oficina Plataforma Colaborativa

[notícias]

nota de repúdio à secretaria especial de cultura e ao atual (des)governo federal

A Cultura é um dos setores mais afetados pela pandemia, no Brasil e no mundo. Sem qualquer auxílio ou suporte do governo, as instituições culturais, espaços independentes, e todos que trabalham com a arte e cultura são obrigados a inventar soluções para conseguir sobreviver, como financiamentos coletivos, fundos emergenciais, colaborações, e qualquer outro formato possível para que não entrem em colapso. A precarização do trabalho no setor cultural encontra sua maior demonstração agora, e mesmo com todas essas grandes dificuldades, várias iniciativas relevantes, de criação, colaboração, e resistência estão surgindo. É um momento de luto e de luta.

Ainda em meio a esse contexto, as recentes declarações antidemocráticas da atual Secretária da Cultura, Regina Duarte, à emissora CNN Brasil, que não apenas minimizou a tortura e assassinatos cometidos pelo Estado durante o período da ditadura militar no Brasil, mas se recusou de maneira arbitrária a ouvir críticas relacionadas a sua gestão à frente da Secretaria, colocam em maior evidência a importância do posicionamento público das entidades, em defesa da cultura e do estado democrático de direito, e contra o projeto de desmonte absoluto que se impõe ao Brasil atual.

Não podemos permitir que momentos como esse passem desapercebidos, como disse recentemente o ator Lima Duarte “o hálito putrefato de 64” esta pairando novamente no ar. Talvez por isso tamanho o desprezo (o próprio medo) da memória e todo o peso que ela carrega.

Mas a história não tarda, e sabemos: se não há memória, não há cultura.

Vamos proteger a cultura e a memória viva daqueles que por ela lutaram até o fim.

#DitaduraNuncaMais
#ForaReginaDuarte