zine narrativa e pertencimento
A zine “narrativa e pertencimento” é resultado da oficina que a Goma ministrou no CAMI centro de apoio ao migrante, elaborada para a 13a semana viver metrópole. A oficina se deu através de três ateliês – arquitetura, fotografia e estamparia – dentro do galpão do CAMI. Alunos, membros do CAMI e oficineiros conviveram e interagiram para a elaboração de i) proposta de intervenção arquitetônica no galpão do CAMI ii) criação de mapa afetivo da região iii) criação de símbolos que foram dispostos de modo a criar estampas narrativas em grandes tecidos que foram dispostos nas tesouras do galpão.
As oficinas:
Arquitetura, Fotografia e Estamparia
i) A oficina de Arquitetura propôs pensar o espaço do galpão e todas as diversas demandas do CAMI para aquele espaço. Foi realizada uma maquete 1/10 da proposta, que ficou lá para os usuários se apropriarem dela e fazerem sugestões.
ii) A oficina de Fotografia revisitou o bairro com o olhar para os imigrantes (visitando habitações, espaços coletivos e as ruas). Foi construído um mapa afetivo da região.
iii) Estamparia se propôs a visitar o imaginário simbólico trazido e contado pelos imigrantes, e a construir uma narrativa visual através de símbolos criados, fazendo referência a composições de diferentes tradições têxteis do mundo. Foram estampadas lonas de 1,50x90cm.
Feita em papel pólen bold 90g, a zine foi impressa na indigo. Financiada pelo Dafam, o custo teve que ser bem baixo. Com os alunos desenvolvemos esse jogo da divisão da página, para a narrativa não ser linear, e depender de quem manuseia o impresso.
+sobre a oficina
versão online do zine