memória jardim ibirapuera
O fotógrafo Brasilio Daijiro Sakuraba, o “Japonês”, registra a região sul de São Paulo e seus moradores há mais de 30 anos. Em 2015 iniciamos uma parceria com a ONG Bloco do Beco do Jardim Ibirapuera para pesquisa e digitalização dos arquivos fotográficos e negativos de Sakuraba.
A pesquisa participou da jornada do patrimônio no fim de 2015 juntamente com o Bloco do beco e também a Mnemosine Assessoria e Consultoria Museológica, onde os moradores do bairro Jardim Ibirapuera puderam rever algumas fotografias do fotógrafo Brasílio, e em 2016 aplicamos uma oficina de fotografia básica no curso “As histórias e memórias, da ponte pra cá” para jovens da região da Zona Sul de SP que participam da ONG.
Também produzimos a oficina “Construção da Memória”, que tinha como um dos objetivos construir um scanner de negativo a partir de uma caixa de sapato e conhecer as primeiras ferramentas digitais para restauro pessoal de negativos fotográficos. A oficina ocorreu dentro da programação da exposição Retrato Popular, na unidade do Sesc Belenzinho, em São Paulo, sob curadoria de Rosely Nakagawa, Valéria Laena e Titus Riedl.
A pesquisa encontra-se em andamento e constitui em conhecer os processos de restauração de fotografias e negativos, conservação de arquivos analógicos, fotopinturas e fotógrafos desconhecidos.
ficha técnica
pesquisadores: daniel manzione, fernando banzi, lauro rocha, maria paula cruvinel e weslley tadeu
imagens arquivo: brasilio daijiro sakuraba
–
desde 2015
em andamento