Goma Oficina Plataforma Colaborativa

[exposição, notícias]

goma no 31o prêmio do mcb

Primeira vez que a Goma Oficina participa da exposição do 31o Prêmio do MCB. Fomos contemplados com menção honrosa na categoria têxtil com o projeto “Tecido Celular”. O tecido é resultado de residência artística que fiz em Bioarte nos EUA com orientação da bioartista Suzanne Anker.

O “Tecido Celular” é um protótipo de um tecido que pode ser feito em casa, realizado a partir da bactéria do kombucha, mais conhecido como SCOBY (symbiotic culture of bacteria and yeast). Este protótipo é a união entre o design de superfície e a trama do tecido. A partir de estudos da estrutura dos tecidos celulares vegetais, e seguindo sua lógica de otimização de material x resistência foi desenvolvido este protótipo, que aponta para um possível futuro da indústria têxtil. Um diálogo às avessas do trabalho de Marion Baruch “Here and Where”, apresentamos um caminho contra o desperdicio na indústria da moda. E se produzíssemos o tecido diretamente no formato da modelagem? E se pudéssemos produzir nosso próprio tecido em casa? As experimentações realizadas recentemente com SCOBY apontam para essas perspectivas. A artista Suzanne Lee com seu projeto “Growing Textile” tem pesquisado a confecção de roupas com este material, que ela cultiva em seu próprio estúdio. O projeto teve intuito de refletir sobre a construção do tecido, em todos seus aspectos, desde fabricação até sua composição. O estudo construtivo do design de superfície, pode se unir à construção da trama do tecido, que podem ser, assim como nos tecidos celulares, uma mesma tecnologia.

  

Este protótipo foi desenvolvido com as seguintes etapas: I) preparo do SCOBY (colônia simbiótica de bactéria e levedura) feito com kombucha, chá verde, vinagre e açucar II) desenho da estrutura e confecção da fôrma, primeiro impressa na máquina a laser, em compensado de madeira, depois tirado o molde em máquina a vácuo III) após colocado na fôrma, o líquido ficou duas semana descansando para formar o tecido IV) tirando o tecido da fôrma, você coloca-o para secar sobre uma madeira. Depois de um dia está seco.

A ilustração montagem, com a presença ilustre de Lina Bo Bardi foi realizada pelo parceiro Christian Salmeron.

+
http://www.mcb.org.br/pt-BR/produtos/tecido-celular
http://m-cau.com/tecido-celular/

 

maria cau levy

maria cau levy é arquiteta e artista gráfica, é integrante do coletivo Goma Oficina e mestranda na FAUUSP. Desenvolve pesquisa artística nas áreas de estamparia, geometria e semiótica. Integra a atual gestão do IAB-SP 2020-22 / m-cau.com

[veja mais publicações do autor]